quarta-feira, 2 de março de 2011

Rua do Vale, 3

UPimagens

Lisboa também é isto. Numa das mais bonitas ruas da cidade, uma belíssima rampa ladeada por edifícios de janelas e portas que são quase miniaturas, encontramos estas portas meio tortas, com uma grossa moldura em pedra e a madeira marcada pelo tempo. O que haverá lá dentro? Decerto escuridão. No entanto não será só isso. Há cadeados recentes a prender correntes velhas, sintoma da falência total das velhas fechaduras. Cá fora sabemos o que há: sacos do lixo abertos.

No entanto, para além do tamanho destas portas, o que nelas chama a atenção são os óculos da da da direita. Enquanto um está velho mas intacto, o outro terá apodrecido, e o que é que foi desenrascado para o substituir? Uma chapa qualquer, furada. E que bonita que ela é. Há algo naquela geometria que me deixa como que confortado, cerebralmente activo.

UPimagens

Numa pesquisa rápida no google, para ver o que é que aquelas linhas concorrentes num ponto me faziam lembrar, pus "six circle", para ver se aqueles seis pontos inscritos numa circunferência me levavam a algum lado. Levaram-me a isto:



O Teorema dos Sete Círculos dá-nos formas muito semelhantes. Afinal, há matemática nessa porta, como há, afinal de contas, em todo o lado.


Ver mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário