terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rua de São Bento, 275


Esta é uma porta que até é capaz de ter muitas "primas" pela Rua de São Bento fora. Famosa por muitos motivos, os antiquários e as lojas de mobílias antigas são uma das peculiaridades desta Rua de São Bento. Outros motivos de fama são: o facto de a rua pertencer a umas quatro ou cinco freguesias; o facto de Amália ali ter morado; o movimento para que a rua se passe a chamar Rua Amália, divulgado através de stencils nas paredes; a Assembleia da República; outros que agora não me ocorrem.

Mas as mobílias ocupam um lugar particular na minha ligação afectiva a esta rua. Até na minha casa há peças de mobiliário trazidas da Rua de São Bento, há uns 25 anos atrás. Contam-me que algumas tinham camadas tão grossas de pó que só após vigorosa esfregadela se pôde ver a verdadeira cor da madeira.
Para mim a Rua de São Bento é esta porta, cheia de cadeiras já usadas por muitas nádegas, com histórias associadas, como marcas do passar do tempo. Pela rua fora, as portas são pequeninas, quase como casas de bonecas, para nos lembrar que em tempos se comia pior, e se durava menos tempo. Tudo nesta rua me mostra o tempo a passar.

Nesta ligação podem ver desde quando é que o tempo anda a passar pela Rua de São Bento.


Ver mapa maior

1 comentário:

  1. Vale a pena visitar a casa-museu da Amália? É que aquilo que me parece ser o site oficial da casa-museu ainda é do tempo dos escudos:

    http://amalia.no.sapo.pt/casa%20museu.htm

    :)

    ResponderEliminar