sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arco Triunfal da Rua Augusta

Qual a melhor porta para começar este projecto?

Simples: o Arco Triunfal da Rua Augusta.

Apesar de não encaixar na concepção usual de porta, a sua escolha pareceu-nos, ainda assim a mais adequada. A sua imponência, a sua beleza e o seu valor simbólico tornam-na na principal passagem entre a zona beira-Tejo e a zona urbana de Lisboa.

É a Porta de Lisboa.

Arco Triunfal da Rua Augusta, Praça do Comércio, Agosto de 2010.


Pertencente ao conjunto Monumental do Terreiro do Paço, o Arco Triunfal da Rua Augusta situa-se a norte da Praça do Comércio, fazendo parte do projecto de reconstrução de Lisboa após o terrível terramoto de 1755.
O actual Arco Triunfal, de estilo neoclássico, não corresponde ao projecto inicial, da autoria de Eugénio dos Santos. Sobre esse projecto recomendamos a leitura de "Uma caixa de bolachas", onde encontrará uma interessante visão crítica sobre o Terreiro do Paço. Curiosamente, esta primeira versão do arco ainda chegou a ser construída mas nunca concluída, até que mais tarde se decidiu alterar o projecto para aquilo que conhecemos actualmente.


Gravura do Arco Triunfal da Rua Augusta (via PURL).

O Arco Triunfal só foi concluído em 1873, mais de um século depois do arranque das suas obras (1759), sendo que ainda é possível encontrar registos fotográficos dessas empreitadas:

Estátua equestre de Dom José I e arco da Rua Augusta em construção
(via Arquivo Municipal de Lisboa).


Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Mais informação relevante pode ser encontrada aqui.



A poucos dias do centenário da República Portuguesa, a Praça do Comércio será o palco das comemorações (e de um curioso espectáculo multimédia, de 1 a 5 de Outubro), e o Arco Triunfal também terá um lugar de destaque, com uma bandeira gigante de Portugal (ver aqui). Também estava prevista uma limpeza do arco para as comemorações, mas parece que esta intervenção ficará adiada para outra altura. Eventualmente para quando passar a crise.



Ver mapa maior

1 comentário:

  1. Entretanto parece que a bandeira, mais ou menos simbolicamente, caiu, uma ou duas vezes

    (http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/Interior.aspx?content_id=1676558&seccao=Eurico%20de%20Barros)

    ResponderEliminar